segunda-feira, 20 de agosto de 2012

14º Dia

Quinta feira, era o dia que eu não queria que chegasse… Não queria ir para outro piso, queria ficar ali com elas. Levei a última dose de cortisona, parecia que já estava menos inchada, mas mesmo assim ainda não tinha muita força no braço. Tinha de ir fazer um rx lá abaixo, mas tinha perdido um acesso. A Andreia supostamente não estava comigo nesse dia, era o Luís… Mas eu queria que fosse ela a picar-me, ela acerta nas veias boas e também já estava muito habituada a ela. O Luís passou-se, enervou-me a mim, enervou a Andreia… Isto tudo porque queria ser ele a picar-me porque era meu enfermeiro nesse dia. Só me apeteceu chorar, e os meus olhos ainda se encheram de lágrimas! Não adiantava procurar nenhuma veia naquela altura, com os nervos com que estava elas desapareceram todas. Fui fazer o rx e quando voltei para cima lá picámos outra veia. Disseram-me que só ia para o outro serviço depois de almoçar… então não estava com grande pressa a comer. Já lá estava a minha mãe e o João M. ( que acertou em cheio nos dias das mudanças), quando a Paula me veio dizer que tinha de me despachar porque já estavam à minha espera ( só tinha vontade de chorar, só queria ficar ali com as “minhas” enfermeiras). A Andreia tentou ir-me levar ao outro serviço com a Rita, mas não se justificava. Já me tinham tirado a heparina por perfusão, levava os dois acessos livres. Lá andou o João com a minha mãe a carregar a minha tralha toda e foram à descoberta do outro serviço ( tinha de se ir por outro elevador, para chegar à hematologia). Só queria chorar! O que acho engraçado é que eu tinha vontade de chorar porque as ia deixar, e não porque ia fazer quimio ou por ter um tumor… Quem me recebeu na hematologia foi a Filipa, que me disse logo que era a bruxa má do serviço ( fiquei ainda a gostar menos de ir para ali). Assim que a Rita se foi embora e o João M. entrou não aguentei mais, comecei a chorar. ( Pelo que descobri depois, estava uma voluntária no quarto quando eu cheguei, a Rita, e eu nem dei por nada… estava-me a fazer uma grande festa para eu não chorar, mas estava completamente desnorteada) Elas de certeza que me vêm visitar! Tenho a certeza, mas não vai ser a mesma coisa. À minha frente estava a dona Antonieta ( muito simpática e comunicativa), ao meu lado a cama estava vazia, e mais lá ao fundo estava a Cândida ( era uma senhora já de idade, de Cabo Verde e que eu não percebia nada do que ela dizia… mas era engraçada). A Filipa chegou ao pé de mim com uma seringa… eu não sabia que por me terem tirado a heparina por perfusão tinha de levar enoxaparina( era um anti coagulante na mesma) na barriga ( a minha avó levava, tinha a barriga toda negra das picas). Não queria ficar com a barriga negra, nem levar picas na barriga… disse à Filipa para dizer “pica” antes de picar, mas comecei a meter as mãos à frente... ela fez cara feia, desviou-me as mãos e disse “pica”. Não vou dizer que não doeu, porque doeu mesmo! Iam ser 2 vezes por dia… não gostava nada daquilo! Muito menos pensar que ia ficar com a barriga toda negra… No dia a seguir ia começar a quimio.

2 comentários:

  1. Picaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!! :D ai tantas horas perdidas para seres tu a administrar o raio da enoxaparina:)

    ResponderEliminar
  2. Pica em ti e depois vês como é bom :p mas valeu a pena o esforço! ;)

    ResponderEliminar